terça-feira, 13 de outubro de 2009

"EU ERA FELIZ E NÃO SABIA..."

Sitio Poço Dantas
Não era assim e hoje está ainda
mais diferente.

Estou aqui, nessa manhã de 13 de outubro/09, sozinha, ouvindo apenas os pásaros cantando... - que novidade, na minha rua tão barulhenta!!!
Ainda lembrando da minha fala sobre o Dia da Criança, quando lembrei como foi minha infância...dei uma "viajada" até o sitio Poço Dantas - lugar onde vivi dos 6 aos 13 anos... senti a maior saudade...
Morava num sitio que fazia divisa com o sitio do meu avô.
Da nossa casa na casa do meu avô era " um pulo". E eu ia lá todos os dias. Tinha que perguntar à minha mãe se podia. E ela sempre deixava. Era meu avô paterno. Muito amado! Faleceu não faz muito tempo, com 91 anos de idade. Homem trabalhador. Forte. Valente! Minha avó faleceu muito ante
s, com 60 e poucos anos, de derrame cerebral. Meu avô se casou novamente. Tô falando!!!Bom, mas voltando ao sitio Poço Dantas - lá onde brancava com brinquedos naturais, como falei em outra postagem, foi o tempo melhor de minha vida. Minha mãe detestou morar ali...e eu amei!
Sinto saudades da casa do meu avô: da alegria que era a casa...das festanç
as...das comidas que minha avó fazia...as tardes de domingo, quando as pessoas se reuniam pra ouvir música no rádio - só o meu avô possuia um, antes ele tinha uma vitrola enorme, que funcionava a corda...muito legal! E as pessoas iam pra dançar...Meus tios e minhas tias eram bem animados!!
Mesmo sendo criança, eu gostava de fazer minhas coisas pra ganhar dinheiro: criava galinhas,patos, cabras, ovelhas...vendia os ovos das galinhas e da patas, vendia os filhotes das cabras e das ovelhas...e ainda por cima, na época da safra de cáfé lá se ia eu com um balaio na cintura (lá era assim), apanhar café junto com as trabalhadoras do meu avô, porque eu também queria ganhar meus trocos. Após a colheita, aqueles grãos que ficavam no chão, eu ia lá catar, e ven-dia... pro meu avô mesmo! Pasmem!! Dá pra entender, por que, hoje, não consigo ser dependente de ninguém?
Eu andava por aqueles matos, aquela beira de rio (as margens), as cobras passavam pelos meus pés e eu não tinha medo nenhum (hoje tenho!)... Brincava embaixo das árvores...subia nas árvores...chupava laranja, manga, tudo colhido na hora. Lembro de uma cena, sentada no galho da laranjeira numa manhã de domingo, chupei umas 10 laranjas...nossa! não sei a quantidade, mas lembro e minha tranquilidade...nada comparável à vida das cidades!!

Lembro com saudade do canto das "guinés" (galinhas d'angola) "tô fraco, tô fraco...", os gansos que me assustavam (capaz que eu chegava na casa de minha avó quando eles estavam no terreiro!)...mel de abelha...hum!!! meu avô era criador de abelhas de uruçu, e numa determinada época do ano ele retirava o mel...que delícia! Puríssimo!!! hoje a gente compra tudo adulterado!
Hi! lavar roupa no rio, estender nas pedras pra "coarar"...não tinha água sanitária!
A casa de farinha, onde meu avô fazia farinha a semana inteira...aquele monte de gente raspando a mandioca, outros "cevando", outros peneirando, um no forno mexendo a farinha, fazendo biju...muito bom! E os carros de boi cantando (os carreiros faziam questão de dar um trato no eixo das rodas do carro, pra cantar mais bonito - você entende?) caminho afora, trazendo mais mandioca...era divertido! E eu estava sempre lá, participando. Dessas vezes não era pra ganhar dinheiro. Com certeza meu pai, que também participava, levava farinha pra casa!
Lembro do rio cheio...quando dava aquelas enchentes horrorosas, à noite, a gente ouvia o barulho das águas...
Ajudei muito o meu pai, plantando roças com ele, colhendo verduras pra levar pra Garanhuns, pra vender. As pessoas achavam que era ruim pra mim, por causa do meu tamanho, mas não era. Era um trabalho leve. Plantar não pesava. Colher algodão, também não pesava. Tudo era dentro do meu limite.
E o mais importante: meu pai não me tirou da escola pra trabalhar. Estudei direitinho. Fui pra Escola com 6 anos. Não tinha "escolinha" na roça. Tinha só a partir da 1a. série.
Enfim...fico eu aqui com minhas lembranças...legal! Saudosas lembranças...Pode parecer uma coisa muito ruim, pra muita gente dos dias de hoje. Mas pra mim, foi simplesmente um tempo muito feliz! Saudades...

Nenhum comentário:

Postar um comentário